El que quiera llegar a entender el trabajo interior tiene que tomar en su vida, un día, la resolución moral de querer cambiar. Cuando la persona toma en serio la resolución moral de querer cambiar, entonces es cuando la Gnosis le empieza a dar sus frutos, porque esa resolución moral lo lleva a aplicarse la negación de sí mismo en serio.

Y la diferencia que hay entre la multitud de estudiantes que leen la Gnosis y el que la aplica es que se convierte ─ese que la aplica─ en enemigo de sí mismo, y no quiere tolerar ni un día más que el Yo le siga metiendo el dedo en la boca. Esa es la clave: tomar la resolución moral consigo mismo, no imponiéndole a nadie nada.

Cada quien que quiera realmente experimentar la Gnosis tiene que llegar a esa convicción; no intelectual, una convicción profunda. No una idea, es una convicción y una resolución íntima, y eso es lo que lo mantiene en el Camino. Obviamente, a eso se añade la perseverancia en las prácticas que da la Gnosis, en la metódica que da la Gnosis y en la voluntad, que hay que ir aumentando cada día…

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Quem quiser chegar a entender o trabalho interior tem que tomar em sua vida, um dia, a resolução moral de querer mudar. Enquanto a pessoa não toma essa resolução moral, pode ler todas as obras do Mestre, pode assistir a todos os nossos congressos, pode tentar meditar, etc., mas se não tomou a resolução moral de querer mudar, não vai conseguir nada; se esse ingrediente não existe, a resolução moral consigo mesmo que o leve a dizer: “Acabou-se, isto a partir de hoje não pode seguir sendo assim”.

Quando a pessoa toma a sério a resolução moral de querer mudar, então é quando a Gnose começa a dar-lhe seus frutos, porque essa resolução moral a leva a aplicar-se a negação de si mesma a sério. E a diferença que há entre a multidão de estudantes que leem a Gnose e quem a aplica é que se converte, esse que a aplica, em inimigo de si mesmo e não quer tolerar nem um dia mais que o Eu siga metendo-lhe o dedo na boca. Essa é a chave: tomar a resolução moral consigo, cada um, não impondo nada a ninguém.

Quem quiser realmente experimentar a Gnose tem que chegar a essa convicção, não intelectual, uma convicção profunda; não a uma ideia, não, é a uma convicção e a uma resolução íntima, e isso é o que o mantém no Caminho. Obviamente, a isso se acrescenta a perseverança nas práticas que a Gnose dá, na metodologia que a Gnose dá, na vontade que há que ir aumentando a cada dia…

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*